A retina é uma estrutura do nosso olho essencial para que possamos enxergar. Ela transforma a luz proveniente do ambiente em estímulo elétrico que pode ser interpretado pelo nosso cérebro.
A retina equivaleria ao filme em uma máquina fotográfica antiga ou sensor de máquinas digitais. Portanto, qualquer problema na retina causa imagens distorcidas, manchadas ou desfocadas.
O centro da retina recebe um nome especial, que é mácula.
A Membrana Epirretiniana é um tecido que cresce sobre a mácula e pode ser diagnosticada através do exame de fundo de olho ou através de um exame chamado OCT – que é uma tomografia à base de luz que consegue analisar com detalhes a mácula.
Enquanto casos iniciais são assintomáticos, conforme a Membrana Epirretiniana se desenvolve, pode enrugar a superfície da mácula. Nestes casos, as pessoas podem perceber embaçamento e distorção da visão. Muitas vezes, as pessoas com Membrana Epirretiniana percebem que as letras dançam e as linhas de batentes ou azulejos ficam onduladas.
A maioria dos casos de Membrana Epirretiniana são leves e não necessitam de tratamento, mas casos mais intensos são tratados com cirurgia.
Como a membrana cresce na superfície da mácula, ela pode ser removida através de uma cirurgia chamada Vitrectomia, com auxílio de micropinças delicadas e desenhadas especialmente para este procedimento.
É muito importante que pessoas com borramento ou distorção da visão procurem o médico oftalmologista, para que um exame aprofundado resulte em um correto diagnóstico.
Sempre é bom ressaltar que os olhos devem ser testados em separado, uma vez que problemas em um só olho podem passar despercebidos.
No Centro de Cirurgia Ocular Jardins contamos com médicos renomados e equipamentos de última geração para o diagnóstico e tratamento dos mais diversos problemas oculares, como por exemplo a Membrana Epirretiniana.
Aguardamos sua visita – Clique aqui para agendar sua consulta no CCO Jardins.