Exames
O CCO Jardins conta com uma ampla cobertura de exames oftalmológicos, com estrutura própria, moderna e profissionais capacitados, garantindo toda a segurança e conforto ao paciente.
Exame indicado para casos de Degeneração Macular Úmida, em que o fundo de olho e a circulação da coróide são avaliados.
Consiste em dilatar as pupilas, injetar o contraste indocianina verde por meio intravenoso. O exame é realizado e acompanhado por médico especializado. As imagens são produzidas pelo aparelho HRA Spectralis Heidelberg, que confere excelente resolução.
*Este exame não é indicado para quem tem alergia a iodo e frutos do mar, pois o líquido do contraste contém iodo em sua composição.
Para estudar a saúde do fundo do olho central do paciente (mácula), é realizada uma fotografia especial utilizando a tecnologia Oftalmoscopia Confocal com Escaneamento a Laser (CSLO). Neste procedimento é possível diagnosticar se há muito ou pouco pigmento nas células visuais.
Este exame não precisa de preparo adicional além de dilatação da pupila. As imagens são produzidas pelo aparelho HRA Spectralis Heidelberg, que confere excelente resolução.
Exame frequentemente realizado para diagnóstico de Glaucoma e outros distúrbios neurológicos.
A dilatação da pupila não é necessária e cada olho é examinado individualmente, através de estímulos luminosos. Este procedimento demora alguns minutos e precisa que o paciente esteja descansado e use colírio lubrificante nos dias anteriores, caso tenha problemas com secura nos olhos.
São realizadas duas fotos pareadas para que o médico tenha visão tridimensional do nervo óptico.
Este exame é indicado principalmente na suspeita de Glaucoma e permite que o profissional analise se há alteração patológica local.
Exame que proporciona o diagnóstico do tipo de glaucoma (ângulo aberto ou fechado) que acomete o paciente.
Neste procedimento é possível reconhecer de maneira detalhada o ângulo formado pela córnea e a íris. Feito de forma rápida e sem necessidade de dilatação da pupila, sendo necessário somente uma gota de colírio anestésico.
Fotografia do fundo do olho realizada por aparelho chamado retinógrafo e que permite criar um histórico do paciente ao longo dos anos, acompanhando tratamentos, resultado de intervenções cirúrgicas e outras intercorrências.
Para este procedimento, o paciente tem sua pupila dilatada e o médico utiliza o aparelho Zeiss Visucam para realizar o registro.
Este exame, por ser realizado com contraste intravenoso, fornece diversas informações sobre a circulação do contraste na retina, a profundidade de possíveis lesões na região, se há atividade da doença ou se a lesão já está cicatrizada.
Procedimento muito importante nos pacientes diabéticos.
O procedimento é de curta duração e realizado por médico, demanda dilatação da pupila e pode gerar náusea em pessoas mais sensíveis. Para que não haja desconforto, o jejum de 2h antes do exame é solicitado na hora do agendamento. O contraste não possui iodo em sua fórmula e não oferece problemas para pacientes alérgicos a essa substância iodada.
Exame simples que analisa separadamente cada olho com a correção para perto. Uma grade quadriculada com ponto central é posicionada em frente ao olho do paciente. É solicitado que informe ao médico se visualiza manchas claras ou escuras ou alguma distorção nas linhas.
O resultado pode auxiliar no diagnóstico de alterações da mácula ou necessidade de realização de outros exames. Auxilia também no acompanhamentode doenças da mácula.
Este tipo de teste possibilita o diagnóstico de alterações na visão de cores. O paciente é exposto a várias páginas com pontos coloridos que formam diferentes números.
Se há dificuldade em identificá-los, existe a possibilidade de alguma deficiência na visão de cores.
Outra maneira de aferir a pressão máxima dos olhos é pedir que o paciente tome cerca de 1 litro de água. A pressão é medida nos intervalos de 15, 30 e 45 minutos.
Estudos do Hospital das Clínicas comprovam que o pico da pressão neste período é igual se for medido ao longo de um dia. Neste exame o paciente usufrui da agilidade do procedimento pois a duração é de somente 1 hora.
A aplicação de laser pode ser utilizada para baixar a pressão dos olhos em pacientes com Glaucoma. Este procedimento aumenta o escoamento do líquido intraocular e diminui a pressão.O paciente recebe colírio anestésico e o laser é aplicado em poucos minutos.
Após a aplicação, um colírio é utilizado para que os picos de pressão sejam evitados.